DiarioProjectoItinerarioGaleriaArquivo
Facebook You Tube Twitter Picasa Enviar Mail
O que diz o Jorge
  Game Over 01-06-2011
Escrevo neste momento no avião que me leva de regresso a Lisboa após quase um ano cheio de novas experiências, muitas aventuras e histórias para contar estou de volta!
PUBLICADA POR: JORGE    |    28 COMENTÁRIO(S) Ler Mais

  Rapidinhas do México 26-05-2011
Sabiam que no México a moda das extensões do cabelo já chegou mas a falta de “produto” leva a algo muito pouco ortodoxo?! Ou que as velas das igrejas já não são o que eram e que a diversidade de cursos è tal que já chegou à Igreja?!
PUBLICADA POR: JORGE    |    4 COMENTÁRIO(S) Ler Mais

  Semuc Champey Um Paraíso na Guatemala! 20-05-2011
No meio das montanhas “surge” Semuc Champey, um pequeno vilarejo na Guatemala que fez reactivar o meu lado (mais) jovem e voltar a ter uns dias repletos de aventura e diversão, num ambiente de grupo, em que a boa disposição e a energia foram constante, seria difícil o contrario num paraíso destes!
PUBLICADA POR: JORGE    |    67 COMENTÁRIO(S) Ler Mais

  Chiken Bus 13-05-2011
Autocarros originais que fazem lembrar autenticas árvores de natal. Viagens divertidas e onde o “convívio” com os locais é uma constante
PUBLICADA POR: JORGE    |    65 COMENTÁRIO(S) Ler Mais

  Carretera de la Muerte 06-05-2011
The most dangerous road in the world! Quando se lê isto “dá um certo arrepio na espinha”, mas fazer a Carretera de La Muerte foi sem dúvida uma das melhores experiências da minha vida. A adrenalina sobe ao máximo e a sensação de estar em constante desafio durante 64Km em cima de uma bicicleta tornou este dia num momento alucinante!
PUBLICADA POR: JORGE    |    63 COMENTÁRIO(S) Ler Mais

  A Cultura do Gorro 04-05-2011
Cada ilha do lago Titikaka é um “saco cheio de cultura, aventura e vivências”. Em Taquille aprendi tudo sobre a simbologia do gorro e dos pompons, das saias que as mulheres vestem e da forma como em comunidade convivem, vivem e se organizam!
PUBLICADA POR: JORGE    |    75 COMENTÁRIO(S) Ler Mais

  Nativo por Um Dia em Amantani 02-05-2011
Passar o dia e dormir numa ilha, em casa locais e integrando-me nas famílias, é uma experiência de vida que me irei recordar. Aprendi muito sobre este povo e com eles ainda dancei,musicas tradicionais….sim dancei, as fotos vão comprovar! A Patrícia e os seus três filhos foram óptimos anfitriões!
PUBLICADA POR: JORGE    |    34 COMENTÁRIO(S) Ler Mais

  Panzos: uma questão humanitária 30-04-2011
Sai do hostel para ver uma exposição de fotografia, mas aquilo que seria um vulgar passeio passou a uma lição de vida, uma questão humana, uma necessidade de falar e partilhar algo que vivi
PUBLICADA POR: JORGE    |    44 COMENTÁRIO(S) Ler Mais

  Escrita em Dia 28-04-2011
…o tempo é pouco e a preguiça foi alguma! Mas regresso para por a escrita em dia e continuar a partilha de experiências, aventura e conhecimento que por todos os locais que vou passando são uma constante
PUBLICADA POR: JORGE    |    43 COMENTÁRIO(S) Ler Mais

  Os Uros 07-04-2011
Uma manhã bem passado no lago Titikaka com os Uros, o povo que habita nas ilhas. Algumas curiosidades e características de um povo que vive em ilhas flutuantes num lago a 3.812 metros de altitude!
PUBLICADA POR: JORGE    |    42 COMENTÁRIO(S) Ler Mais

  Huacachina 03-04-2011
Huacachina o oásis do Peru. No meio do deserto uma bela lagoa rodeada de árvores e protegida por altas dunas de uma areia finíssima. Um dia muito bem passado, em que para além de poder apreciar a natureza fiz sandboarding (tentei!) e dei um passeio de buggy!
PUBLICADA POR: JORGE    |    57 COMENTÁRIO(S) Ler Mais

  De Arica a Lima 01-04-2011
A ida do Chile para o Peru, foi uma experiência que posso dizer "alucinante". Da chegada ao terminal, a viagem de 18 horas num bus e chegada a Lima, foram alguns dos momentos mais caricatos que tive nesta aventura. Mas não desanimei!
PUBLICADA POR: JORGE    |    47 COMENTÁRIO(S) Ler Mais

  De Deserto, só o nome! 30-03-2011
O Deserto de Atacama, esconde algumas das coisas mais bonitas que já vi até hoje. Do Vale de La Luna aos Gayseres del Tatio, encontram-se aqui maravilhas da natureza que nos fazem "perder" horas a contemplar momentos.
PUBLICADA POR: JORGE    |    58 COMENTÁRIO(S) Ler Mais

  Santiago do Chile 22-03-2011
O Chile é um pais com uma história e geografia muito particulares. Este post, um pouco diferente dos que até hoje tenho escrito, deve-se precisamente a isso. Relato aqui algumas curiosidades e factos que marcam o crescimento deste povo
PUBLICADA POR: JORGE    |    55 COMENTÁRIO(S) Ler Mais

  Escola na Austrália 21-03-2011
Quando estive em Melbourne, fiquei em drysdale na casa da Helen, do Neil e dos seus quatro filhos. Como coincidiu com o inicio da época escolar permitiu-me conhecer de perto a realidade da educação neste país: como funcionam as escolas e a relação destas com a comunidade educativa. Muito interessante!
PUBLICADA POR: JORGE    |    51 COMENTÁRIO(S) Ler Mais

  Keep Pedaling 11-03-2011
Se algo levo desta minha volta ao mundo, é sem dúvida as historias de vida de pessoas que tenho conhecido nos vários locais por onde tenho passado. E sinto-me mesmo priveligiado porque em todos eles me tem aparecido alguém. Neste post falo-vos do Bob um (novo) amigo australiano!
PUBLICADA POR: JORGE    |    39 COMENTÁRIO(S) Ler Mais

  Orangotango- O Homem da Selva 26-02-2011
O Orangotango (Orang-U-Tan – que no dialecto indígena do Bornéu significa Homem da Floresta) foi o principal motivo da nossa vinda ao Bornéu.
PUBLICADA POR: JORGE    |    48 COMENTÁRIO(S) Ler Mais

  Kangaroo Island 25-02-2011
Uma ilha onde tédio é sentimento que não temos! Dois dias souberam mesmo a pouco...
PUBLICADA POR: JORGE    |    40 COMENTÁRIO(S) Ler Mais

  A Ilha de Mataking, no Bornéu 21-02-2011
Esta é uma ilha realmente cheia de delícias naturais e onde teria ficado mais umas semanas…
PUBLICADA POR: JORGE    |    36 COMENTÁRIO(S) Ler Mais

  Seaford (Adelaide) 21-02-2011
Os dias que passei em Seaford, em Adelaide, foram como todos os outros recheados de aventura e emoção....até a prática do Bodyboard fez parte deste capitulo e claro o Corfebol!
PUBLICADA POR: JORGE    |    59 COMENTÁRIO(S) Ler Mais

  Momentos 16-02-2011
Os últimos 25 dias tem sido recheados de aventuras e novas experiências. Algumas das coisas que fiz e aprendi neste tempo ficam aqui relatadas neste post que dedico a todos os meus amigos que me acolheram e me proporcionaram estas aventuras
PUBLICADA POR: JORGE    |    53 COMENTÁRIO(S) Ler Mais

  Razões II 09-02-2011
Da Malásia fui para a Nova Zelândia, para dar um curso de arbitragem. Aqui revi velhos amigos, conheci novos amigos e tive uns dias muito preenchidos e que me deram oportunidade de ter muito boas aventuras
PUBLICADA POR: JORGE    |    50 COMENTÁRIO(S) Ler Mais

  As Razões 07-02-2011
Desde que sai da Índia no dia de Natal para ir ter com a Joana à Malásia, até hoje, dia 3 de Fevereiro, encontro-me na Tasmânia e é o segundo dia que estou sozinho e de volta à parte solitária da minha viagem.
PUBLICADA POR: JORGE    |    84 COMENTÁRIO(S) Ler Mais

  Coisas Importantes e o Tempo 21-01-2011
A reflexão que o meu último dia na Índia me proporcionou. Definir as coisas importantes e gerir o tempo que se atribui às coisas!
PUBLICADA POR: JORGE    |    87 COMENTÁRIO(S) Ler Mais

  Falta de sensibilidade 01-01-2011
Eu e a minha falta de sensibilidade! Fiz mais um amigo para Caminhos Cruzados...ou melhor ia fazendo!
PUBLICADA POR: JORGE    |    68 COMENTÁRIO(S) Ler Mais

  Ser positivo pode arranhar 29-12-2010
Esta minha teoria comprova-se pelo que me aconteceu ao decidir ir fazer uma massagem em Varkala
PUBLICADA POR: JORGE    |    43 COMENTÁRIO(S) Ler Mais

  Teoria 26-12-2010
Na Índia todos devem ouvir muito mal ou quase nada, mas todos têm uma óptima visão! Pois. Pelo menos esta é a minha teoria após quase 2 meses de estadia neste país.
PUBLICADA POR: JORGE    |    67 COMENTÁRIO(S) Ler Mais

  Tristes Truques 24-12-2010
Uma dura realidade mas que existe e não pode ser ignorada. Na época que festejamos agora pensei ser este um pequeno texto que vos poderia dar, para nos fazer pensar e reflectir!
PUBLICADA POR: JORGE    |    50 COMENTÁRIO(S) Ler Mais

  O Rajesh ajudou-me outra vez 21-12-2010
Os ensinamentos de Rajesh não só são verdade como me tem ajudado em algumas situações que vou vivendo aqui na Índia. Aqui fica mais uma situação que com a ajuda de Rajesh consegui ultrapassar e acabar por ter uma boa experiência
PUBLICADA POR: JORGE    |    98 COMENTÁRIO(S) Ler Mais

  Relatos de Vida 17-12-2010
É com este tipo de relatos de vida que quero retirar algum beneficio pessoal para a minha vida futura. Esta frase, com que termina este texto é aquilo que o destaca. Um encontro casual num dia complicado termina da forma que aqui conto e que recordarei
PUBLICADA POR: JORGE    |    83 COMENTÁRIO(S) Ler Mais

  Jati 15-12-2010
As tradições e histórias na Índia tem sido algo que ao longo desta viagem me tem despertado muito a curiosidade. Deixo aqui mais uma. A coragem de um povo na defesa e na luta dos seus princípios e naquilo que acreditam.
PUBLICADA POR: JORGE    |    43 COMENTÁRIO(S) Ler Mais

  História de Kashmira em poucas palavras 11-12-2010
Kashmira uma cidade muito particular e muito especial. Com uma história dentro da história da Índia mas muito particular e própria. Kashmira é um lugar especial, conta isso a história "oficial" e intensifica contada pela voz dos próprios habitantes, tive a sorte de a ouvir contada por Shaban
PUBLICADA POR: JORGE    |    62 COMENTÁRIO(S) Ler Mais

  Jallianwala Bagh 06-12-2010
Ver monumentos e locais onde a "história" se passou tem sido algo que me move desde o inicio desta odisseia. Alguns marcam mais do que outros...Jallianwala Bagh é um deles
PUBLICADA POR: JORGE    |    85 COMENTÁRIO(S) Ler Mais

  Aeroporto de Srinagar (Kashmir) – Drama! 03-12-2010
Sair de Kashmir de avião não é nada fácil. Controles, mais controles...etiquetas nas malas, barreiras metálicas!!! Uma aventura
PUBLICADA POR: JORGE    |    28 COMENTÁRIO(S) Ler Mais

  A saga dos bilhetes 29-11-2010
Nem sempre é fácil ser turista!!! Aqui, nem sempre mas muitas vezes, quando vamos a entrar nos monumentos e apresentamos o bilhete que acabamos de comprar nas bilheteiras, ficam com ele e manda-nos entrar.
PUBLICADA POR: JORGE    |    47 COMENTÁRIO(S) Ler Mais

  Ensinamentos de Rajesh Mehta 28-11-2010
Às vezes passam pela nossa vida pessoas que nos ficam para sempre. Rajesh Mehta é com certeza uma dessas pessoas. Aprendi com ele uma lição que já me ajudou nos últimos dias e espero continuar a ajudar pela vida fora. Foi por coisas destas que embarquei nesta viagem.
PUBLICADA POR: JORGE    |    31 COMENTÁRIO(S) Ler Mais

  A andar se faz o caminho 25-11-2010
Como não foi possível antes, coloco agora o post da viagem de Bus que me iria levar até à minha primeira paragem na Índia, leva-me primeiro a Lumbini, a terra onde nasceu Buddha.
PUBLICADA POR: JORGE    |    62 COMENTÁRIO(S) Ler Mais

  Morrer em Varanasi 11-11-2010
Uma das tradições mais antigas e mais respeitadas. Muitos vêm de longe para aqui morrer. Um ritual e tradições que ainda hoje se mantêm e que continuam a ter o respeito e a dedicação de todos
PUBLICADA POR: JORGE    |    55 COMENTÁRIO(S) Ler Mais

  Pashupatinath 09-11-2010
Em Kathmandu tive ainda oportunidade de visitar um dos mais sagrados templos Hindus. Este templo conta-nos a história de Shiva
PUBLICADA POR: JORGE    |    37 COMENTÁRIO(S) Ler Mais

  Corfebol Nepal 07-11-2010
O Pashupati pediu e eu fui! De chitwan era suposto descer logo para a Índia, uma vez que já estava perto da fronteira. Mas não, ainda passei uma última semana no Nepal que teve muito significado e que me deu oportunidade de conviver com crianças de escolas e com o mundo do corfebol local
PUBLICADA POR: JORGE    |    64 COMENTÁRIO(S) Ler Mais

  Parecia um filme: Safari em Chitwan 03-11-2010
Apesar de ter havido um surto de Dengue no final do mês passado em Chitwan e terem morrido 19 pessoas, informei-me bem e soube que os Aedes Albopictus (mosquitos que transmitem o Dengue) tinham ido de férias já faz duas semanas. Assim sendo, não anulei o meu safari em Chitwan e ainda bem que não o fiz porque até foi engraçado.
PUBLICADA POR: JORGE    |    60 COMENTÁRIO(S) Ler Mais

  Crianças por estas Paragens 29-10-2010
Vou vendo umas fotos, comendo o bolo e lembrando-me das coisas que vivi nos últimos tempos.
PUBLICADA POR: JORGE    |    47 COMENTÁRIO(S) Ler Mais

  Que Bom! 27-10-2010
Sentado na sala do restaurante do Hotel Himalaya, onde ficamos hospedados em Tatopani, junto à janela que dá para a única rua da cidade. Todos por aqui passam para dar uma vista de olhos pelas redondezas.
PUBLICADA POR: JORGE    |    102 COMENTÁRIO(S) Ler Mais

  O Sistema de Transportes Nepalês 26-10-2010
A rede de estradas, o transporte de mercadorias, o Bus, o táxi...e todas as "aventuras" que podemos ter em cada
PUBLICADA POR: JORGE    |    68 COMENTÁRIO(S) Ler Mais

  Insólito 23-10-2010
Indivíduo do sexo feminino de apenas 3 anos, é mandado parar numa operação stop, quando se deslocava em marcha lenta no centro de Kathmandu.
PUBLICADA POR: JORGE    |    45 COMENTÁRIO(S) Ler Mais

  K Tha Ma, Yasmin e a outra menina 21-10-2010
O que se passou enquanto eu estava a preparar-me para escrever aquilo que viriam a ser os cinco posts que deixei para serem colocados durante os dias que estou a fazer um trekking à volta do Annapurna. Antes de conseguir começar a escrever, aconteceram duas histórias engraçadas e que dão para ter uma ideia da realidade que se vive deste local.
PUBLICADA POR: JORGE    |    36 COMENTÁRIO(S) Ler Mais

  Kal Bhairav 14-10-2010
Esta enorme estátua representa Shiva na sua manifestação destrutiva. Foi encontrada num terreno baldio a norte da cidade e mandada colocar onde está actualmente em Durbar Square pelo rei Pratap Malla. É a mais famosa estátua de Bhairav e antigamente era usada pelo governos do rei como um lugar onde as pessoas vinham jurar a verdade.
PUBLICADA POR: JORGE    |    42 COMENTÁRIO(S) Ler Mais

  Clinicas dentárias 11-10-2010
Perto do nosso hotel em Thamel existe uma rua onde proliferam as clínicas dentárias. Ou melhor, lojas onde se compram dentes e placas dentárias.
PUBLICADA POR: JORGE    |    36 COMENTÁRIO(S) Ler Mais

  Kumari-Ghar 08-10-2010
Como o nome indica é a casa de Kumari ou a Deusa viva. No fundo não é mais que uma criança escolhida para aqui viver até à puberdade e que é considerada como uma reencarnação da Deusa Taleju.
PUBLICADA POR: JORGE    |    104 COMENTÁRIO(S) Ler Mais

  Luz 06-10-2010
Em Kathmandu como em muitas cidades do sudeste asiático ser electricista não deve ser nada fácil. Ou então é tão fácil que qualquer um pode dar um jeito.
PUBLICADA POR: JORGE    |    36 COMENTÁRIO(S) Ler Mais

  Namaste 04-10-2010
Passa-se do Tibete para o Nepal através de uma ponte de seu nome Friendship Bridge. A meio da dita, está um traço vermelho no alcatrão meio esburacado e em cada ponta desta linha um militar chinês imóvel tipo Soldadinho de Chumbo, só para Inglês ver. Neste caso eram dois “tugas” que após mais de uma hora na fila para passar a fronteira do lado chinês se encaminhavam a todo o vapor para uma nova aventura
PUBLICADA POR: JORGE    |    61 COMENTÁRIO(S) Ler Mais

  A vida de monge não é fácil! 02-10-2010
A vida no templo começa bem cedo pelas 5:30 da manha. Onde, em primeiro lugar alimentam os Deuses e demais figuras que têm direito a estátuas com as oferendas deixadas pelos crentes (Água, leite, manteiga, álcool, Coca Cola, fruta etc...). Depois dirigem-se para o Templo principal onde se sentam nos longos corredores a rezar e recitar as escrituras sagradas durante uma hora e meia.
PUBLICADA POR: JORGE    |    46 COMENTÁRIO(S) Ler Mais

  Lhasa - Tibete 27-09-2010
Com 2100 anos de história o Tibete situa-se a norte da cordilheira dos Himalaias e é conhecido como o tecto do mundo com uma elevação média de 4900 m de altitude. Lhasa, a capital fica-se pelos 3600m o que para nós já não é nada fácil.
PUBLICADA POR: JORGE    |    46 COMENTÁRIO(S) Ler Mais

  Espíritos Famintos 25-09-2010
Segundo a religião popular chinesa existem três tipos de seres sobrenaturais: os Deuses (Sân), os antepassados (Chou Sin) e os espíritos (Kwâi).
PUBLICADA POR: JORGE    |    59 COMENTÁRIO(S) Ler Mais

  Festa do Dragão Embriagado 24-09-2010
Oitavo dia da quarta lua Esta festa é originária da Dinastia Qing e parece ser a mais estranhas de todas festas chinesas, tendo possivelmente origem num ritual exorcista.
PUBLICADA POR: JORGE    |    54 COMENTÁRIO(S) Ler Mais

  Fông Ché ou Moinhos de Vento 23-09-2010
O que para nós é apenas um brinquedo de crianças, para os Chineses é um objecto auspicioso que simboliza a recolha de ventos benéficos. Ao que parece e dizem, é suposto conseguir mudar a sorte.
PUBLICADA POR: JORGE    |    38 COMENTÁRIO(S) Ler Mais

  Regatas de Barcos Dragão 22-09-2010
Já todos ouvimos falar e vimos imagens de regatas dos Barcos Dragão. Estas regatas realizam-se tradicionalmente no 5º dia da 5ª Lua por todas as vilas do sul da China e tornaram-se tão populares que estenderam-se primeiro aos países do sudeste asiatico e posteriormente a todo o mundo.
PUBLICADA POR: JORGE    |    34 COMENTÁRIO(S) Ler Mais

  Lendas, histórias e tradições por contar em Macau 20-09-2010
Nos dias que se seguem estarei em viagem de Lhasa para Katmandu, será colocado online 1 post por dia que deixei previamente escrito sobre as Lendas, Histórias e Tradições que ficaram por contar em Macau
PUBLICADA POR: JORGE    |    28 COMENTÁRIO(S) Ler Mais

  De Guangzhou a Lhasa 19-09-2010
Mais 58 horas de comboio, este bem diferente dos que até aqui viajamos. Parece novo, mais confortável e mais limpo. Tem até televisão individual, não funciona mas sempre dá para olhar para ela.
PUBLICADA POR: JORGE    |    41 COMENTÁRIO(S) Ler Mais

  Eu só queria saber onde era o metro! 17-09-2010
Na minha viajem de HK para Guangzhou onde vou apanhar o comboio para o Tibete, criei uma confusão tremenda na vida de algumas pessoas mesmo sem querer. Afinal de contas, eu só queria saber onde era o metro.
PUBLICADA POR: JORGE    |    53 COMENTÁRIO(S) Ler Mais

  Templo de A-MA 15-09-2010
No extremo sul da península da ilha existe um templo consagrado aA-Ma, protectora dos navegantes, também conhecida como Tin Hau (Imperatriz dos Céus). Este edifício remonta ao início da dinastia Ming (1368-1644) sendo o mais antigo da ilha e provavelmente está na origem do nome de Macau.
PUBLICADA POR: JORGE    |    47 COMENTÁRIO(S) Ler Mais

  Mandarim ou Cantonês 12-09-2010
Na china, apesar do Cantonês ser muito utilizado, especialmente no sul (Província de Guandong), e de existirem algumas dezenas mais de dialectos, a língua oficial é o mandarim (Putonghua = Língua comum)
PUBLICADA POR: JORGE    |    32 COMENTÁRIO(S) Ler Mais

  Gaiolas Chinesas 11-09-2010
Quem diz que as gaiolas são só para os passarinhos?
PUBLICADA POR: JORGE    |    51 COMENTÁRIO(S) Ler Mais

  Queimar coisas 08-09-2010
Na china existem três religiões diferentes e bem distintas mas que coexistem pacificamente entre elas, de tal forma que é frequente encontrarmos templos ambas dentro do mesmo recinto.
PUBLICADA POR: JORGE    |    41 COMENTÁRIO(S) Ler Mais

  Hong Kong e Macau 05-09-2010
Sendo a minha quarta visita a HK e tendo tido já a oportunidade de conhecer o que de melhor existe por aqui, a minha estadia resume-se um pouco ao sempre bem disposto convívio com o Ivan e Hady.
PUBLICADA POR: JORGE    |    169 COMENTÁRIO(S) Ler Mais

  Lutas de grilos 04-09-2010
Ao que parece era uma das mais apreciadas e antigas diversões do povo chinês.
PUBLICADA POR: JORGE    |    72 COMENTÁRIO(S) Ler Mais

  Faz toda a diferença 30-08-2010
Que eles não consigam dizer os R's tudo bem, é uma questão de não conseguirem fazer vibrar a língua.
PUBLICADA POR: JORGE    |    68 COMENTÁRIO(S) Ler Mais

  Templo dos Dez Mil Budas 29-08-2010
15 minutos de metro e 15 minutos a pé chegam para nos levar de Mongkok (centro de HK) até à entrada deste templo na base de uma colina em Shatin Pai Ttau Village.
PUBLICADA POR: JORGE    |    43 COMENTÁRIO(S) Ler Mais

  Não é moda. É ser prático! 27-08-2010
Por toda a china se vê as crianças de colo sem as tradicionais fraldas ocidentais. Aqui usam uns fatinhos muito giros com as respectivas aberturas para o “xixi” e o “cocó”.
PUBLICADA POR: JORGE    |    47 COMENTÁRIO(S) Ler Mais

  Dafo, Le Shan 24-08-2010
Dafo (Grande Buda) é o maior Buda do mundo cravado na rocha com 71 metros de altura. Concluído em 803 D.C.
PUBLICADA POR: JORGE    |    117 COMENTÁRIO(S) Ler Mais

  Limpadores de ouvidos e pavilhões auriculares 23-08-2010
Em Chengdu uma das profissões mais estranhas para o comum ocidental é o limpador de ouvidos.
PUBLICADA POR: JORGE    |    48 COMENTÁRIO(S) Ler Mais

  De BUS na China 21-08-2010
O deslocarmo-nos de Bus na China tem muito que se lhe diga. Não estou a referir-me apenas ao deslocarmo-nos dentro da cidade mas também entre cidades.
PUBLICADA POR: JORGE    |    32 COMENTÁRIO(S) Ler Mais

  Pescadores de Xing Ping 15-08-2010
Nesta zona da província de Guangxia pesca tradicional é muito pouco simpática para os desgraçados dos Corvos-marinhos.
PUBLICADA POR: JORGE    |    52 COMENTÁRIO(S) Ler Mais

  Transmongol o último trajecto 30-07-2010
31 horas e 2215 Kms separam Ulaambaatur de Pequim, este é o nosso último percurso no transiberiano que se juntarmos tudo perfaz 7837 kms de combóio de Moscovo a Pequim ao longo de sete fusos horários diferentes.
PUBLICADA POR: JORGE    |    37 COMENTÁRIO(S) Ler Mais

  As migalhas 25-07-2010
Duas horas e meia depois de sairmos do Golden Gobi Hostel a caminho do lago Khuvsgul, já agora e apenas para quem estiver interessado, tem entre 1 e 2 % da água doce do planeta e 262 metros de profundidade. Íamos numa daquelas carrinhas russas que aguentam tudo, definitivamente se morasse aqui e tivesse de andar nestas estradas comprava uma.
PUBLICADA POR: JORGE    |    42 COMENTÁRIO(S) Ler Mais

  Sabiam que: 24-07-2010
Só para os que gostam de saber estas coisas. - As cinco cores da Mongólia são o Azul que representa o céu; o vermelho do fogo e que representa o poder; o amarelo de Buda; o branco do leite que dá o sustento e o verde da paisagem das terras nómadas.
PUBLICADA POR: JORGE    |    46 COMENTÁRIO(S) Ler Mais

  Luta tradicional Mongol 15-07-2010
Carregada de simbolismo é a prova mais importante dos três jogos que compõem o Naadam.
PUBLICADA POR: JORGE    |    30 COMENTÁRIO(S) Ler Mais

  Transiberiano Rússia - Mongólia 12-07-2010
A minha sétima noite de comboio, não consecutivas, na Rússia.
PUBLICADA POR: JORGE    |    39 COMENTÁRIO(S) Ler Mais

  Baikal 11-07-2010
Local de paisagens idilica que qualquer descrição deixará sempre muito a desejar e não será nunca tão perfeita e como a realidade.
PUBLICADA POR: JORGE    |    29 COMENTÁRIO(S) Ler Mais

  Ilha Olkhon 11-07-2010
Olkhon é uma bela ilha, que parece ter emergido das águas frescas do lago Baikal.
PUBLICADA POR: JORGE    |    78 COMENTÁRIO(S) Ler Mais

  A Luda 11-07-2010
Na viagem de Olkhon para Irkutsk, mais uma vez numa van a que chamam mini bus e já percebi porquê.
PUBLICADA POR: JORGE    |    56 COMENTÁRIO(S) Ler Mais

  Transiberiano visto por mim 08-07-2010
A viagem de comboio que nos leva de Moscovo a Irkutsk (5.185 Kms), demora 87 horas passando por cinco fusos horários.
PUBLICADA POR: JORGE    |    30 COMENTÁRIO(S) Ler Mais

  Dima 07-07-2010
Já ontem reparamos que era muito comunicativo e que dizia umas palavras,poucas, de inglês. Pelo que era diferente da maioria dos russos que encontramos.
PUBLICADA POR: JORGE    |    45 COMENTÁRIO(S) Ler Mais

  Pesadelo 06-07-2010
Estava deitado e amarrado num chão muito duro, com 3 trabalhadores da CML com aqueles capacetes tipo Escola Nova e os com coletes amarelos florescentes,
PUBLICADA POR: JORGE    |    49 COMENTÁRIO(S) Ler Mais

  Não é fácil 01-07-2010
Andar, literalmente com a casa às costas no metro. Se for a meio da manha ou à noite ainda se faz, mas quando chegamos à hora de ponta e queremos entrar no metro apinhado de gente com umas dezenas a querer sair e outras tantas a querer entrar, torna-se tudo mais complicado.
PUBLICADA POR: JORGE    |    50 COMENTÁRIO(S) Ler Mais

  Será que é pecado? 01-07-2010
Fomos ao outro lado do rio a Peter and Paul Fortress, uma das primeiras construções de São Petersburgo. Tinham-nos dito que tinha uma vista magnífica sobre o rio e a cidade.
PUBLICADA POR: JORGE    |    35 COMENTÁRIO(S) Ler Mais

  Noites Brancas 30-06-2010
São Petersburgo foi fundada nas margens do rio Neva em Maio de 1703 por Pedro, O Grande que lhe chamou Petrogrado, com o intuito ser a capital do Império Russo.
PUBLICADA POR: JORGE    |    40 COMENTÁRIO(S) Ler Mais

  Metro de Moscovo 29-06-2010
A rede de metro em Moscovo é enorme com dezenas de estações, todas elas bem abaixo no nível do solo. Na estação mais perto do nosso Hostel temos de subir duas escadas rolantes e só a segunda demora mais de dois minutos a subir.
PUBLICADA POR: JORGE    |    47 COMENTÁRIO(S) Ler Mais

  Aqui os leões ainda riem 29-06-2010
Existem outros lugares onde não têm razões para isso.
PUBLICADA POR: JORGE    |    52 COMENTÁRIO(S) Ler Mais

  Nem uma palavra 27-06-2010
Os russos, para além de quando falam parecer que estão zangados, não dizem uma palavra que não seja russo, o que torna a necessária comunicação difícil mas também proporciona situações engraçadas, por exemplo:
PUBLICADA POR: JORGE    |    46 COMENTÁRIO(S) Ler Mais

  Talvez o calor justifique. 27-06-2010
Em Moscovo posso dizer que existem os calções mais curtinhos existententes neste planeta.
PUBLICADA POR: JORGE    |    99 COMENTÁRIO(S) Ler Mais

  O que disseram sobre Caminhos Cruzados 25-06-2010
Ontem começou Caminhos Cruzados, 24 de Junho 2010. Queremos deixar aqui registado os links que conseguimos descobrir, e que publicitaram o inicio deste projecto.
PUBLICADA POR: JORGE    |    48 COMENTÁRIO(S) Ler Mais

  PhotoStation Apoia Caminhos Cruzados 22-06-2010
Queremos agradecer o apoio da PhotoStation. Cederam-nos duas máquinas CANON que irão permitir que as nossas fotos e filmes sejam realmente de alta qualidade.
PUBLICADA POR: JORGE    |    32 COMENTÁRIO(S) Ler Mais

  Temos o apoio da Revista Volta ao Mundo 18-06-2010
Contamos com o apoio da Revista Volta ao Mundo Foi com satisfação que recebemos um email da Revista Volta ao Mundo a proporem-nos uma parceria.
PUBLICADA POR: JORGE    |    40 COMENTÁRIO(S) Ler Mais

  Apresentação na FNAC 09-06-2010
Estivemos na passada Terça Feira na Fnac do Colombo para uma apresentação do nosso projecto.
PUBLICADA POR: JORGE    |    48 COMENTÁRIO(S) Ler Mais

  Video da entrevista na RTP N 03-06-2010
Podem ver aqui o vídeo da nossa entrevista na RTP N no passado dia 30 de Maio.
PUBLICADA POR: JORGE    |    50 COMENTÁRIO(S) Ler Mais

  Licença para voar 24-05-2010
O Rui deixou de picar o ponto na semana passada, eu apesar de continuar a pica-lo por mais quatro semanas, estou neste momento oficialmente autorizado a deixar de o fazer por um período de 364 dias a partir daí, sem que com isso perca o vinculo com a minha entidade empregadora.
PUBLICADA POR: JORGE    |    145 COMENTÁRIO(S) Ler Mais

  Papa-Léguas associa-se a Caminhos Cruzados 17-05-2010
Foi com grande satisfação que recebi um telefonema do Artur Pegas.
PUBLICADA POR: JORGE    |    60 COMENTÁRIO(S) Ler Mais

  Vacina para uma Volta ao Mundo 12-05-2010
Alguém faz ideia da quantidade de vacinas que se tem de tomar e outros cuidados de saúde a ter antes de embarcar numa aventura destas?
PUBLICADA POR: JORGE    |    127 COMENTÁRIO(S) Ler Mais

  Um bom constrangimento pode ser muito libertador. 07-05-2010
À medida que o tempo passa e a data da partida se aproxima, torna-se cada vez mais difícil gerir a grande caldeirada de sentimentos e emoções que me fervilham na cabeça.
PUBLICADA POR: JORGE    |    25 COMENTÁRIO(S) Ler Mais

  Já está! 23-04-2010
Hoje marcámos o avião para Moscovo, local onde verdadeiramente começará a nossa odisseia e dia 24 de Junho é definitivamente o dia da nossa partida de Lisboa.
PUBLICADA POR: JORGE    |    12 COMENTÁRIO(S) Ler Mais

  Testes nas Patameiras 30-01-2010
Como o Rui acha que 75 litros é muito para ele, resolvemos arranjar umas mochilas emprestadas, de vários tamanhos e testar várias coisas antes de ir à Montecampo buscar as que nos foram oferecidas. A zona de testes foi a minha casa, nas Patameiras.
PUBLICADA POR: JORGE    |    2 COMENTÁRIO(S) Ler Mais

  Montecampo 25-01-2010
Depois de uma longa “travessia do deserto” (semanas a ver os e-mails e nada), numa bela manha de Janeiro o Sr. Eduardo Monteiro ligou e disse: - É por causa de um pedido que recebi aqui na Montecampo a pedir apoio para um projecto. Diga lá o que pretendem?
PUBLICADA POR: JORGE    |    3 COMENTÁRIO(S) Ler Mais



DizRuidizJorge   Apoios
national Geographic AdventureSapo.ptMontecampoVolta ao Mundo
Caminhos Cruzados